Logomarca do site Leiturarte

Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção

O livro "Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção" tem 204 páginas para você aproveitar.

Quero este livro!

Neste site você vai encontrar uma série de informações relevantes sobre o livro Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção. Resenhas, Resumos, Sinopse, PDF, Ficha Técnica e opção para Ler Online. Navegue pelo site rolando esta página para baixo e aproveite bastante!

Sinopse, Resumo ou descrição

Há um número bastante razoável de estudos sobre o teatro brasileiro.

Porém, nos últimos 40 anos, o teatro carioca passou por mudanças radicais e abruptas que geraram uma transformação enorme na atividade em nosso país, e pouco ou quase nada se publicou sobre esse fenômeno.

Gustavo Guenzburger, com seu provocante livro, preenche essa lacuna trazendo uma bela e inédita reflexão sobre esse rico e tempestuoso período vivido pelos trabalhadores que fazem existir o teatro do Rio de Janeiro.

Na sua maior parte, a obra analisa o percurso do teatro carioca no período compreendido entre a decadência da ditadura militar na primeira metade da década de 80, passando por cinco ex-governadores presos por corrupção, dois presidentes impedidos de terminar seus mandatos e o ressurgimento de um movimento reacionário, moralista e conservador que levou a extrema direita ao poder no final da segunda década do século XXI.

Um período bastante animado no qual o teatro não passou despercebido.

Gustavo ganha nossa atenção já no prólogo, onde traça um simpático e saudoso panorama dos grupos de teatro cariocas do final da década de 80, dando destaque ao Sarça de Horeb, grupo do qual foi fundador, produtor e ator, e que teve como um de seus maiores sucessos o espetáculo O mambembe, de Artur Azevedo.

Esse belo texto, do início do século XX, é a ponte para uma pequena digressão do livro em que evoca a montagem de O mambembe em 1959 (com direção de Gianni Ratto e Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Ítalo Rossi no elenco) como marco de uma parceria duradoura entre o teatro e a televisão.

Essa relação simbiótica entre o teatro carioca e a televisão, e as consequências geradas por essa interdependência, servem de base para muitas das análises e reflexões sobre estilo de interpretação, encenação, crise do sistema de bilheteria, mudanças de modo de produção, dependência de subvenção e de mecenato, políticas públicas e ativismo cultural.

Não consigo pensar em ninguém melhor que Gustavo Guenzburger – que é ator, diretor, produtor, iluminador, pesquisador, professor e ativista – para provocar discussões e pensamentos sobre esse movimento radicalmente transformador pelo qual passou o teatro carioca nesses últimos anos.

Das muitas frases e reflexões que me foram presenteadas por este livro, escolho uma para finalizar minhas considerações: “Gerações após gerações de atores continuarão praticando aquele jogo do faz de conta que, afinal e a despeito das constantes mudanças e ameaças, não corre o risco de desaparecer.”

Emílio de Mello

Leia mais

Ficha Técnica do Livro

Separamos para você, através dessa ficha técnica, as características principais deste livro para te entregar todas as informações necessárias para decidir ou não pela compra.

TítuloRio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção
Autor(es)Não informado
ISBN9786559370108
EditoraGaramond
Quantidade de páginas204 páginas
Publicado em24 de Novembro de 2021
É possivel ler online?Verifique Aqui

Livro Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção em PDF

Um arquivo PDF é um documento portátil que pode ser aberto em qualquer plataforma sem que perca suas características originais. Ele é usado muitas vezes para a troca de documentos de texto (como livros, revistas, jornais) e é amplamente difundido na internet.

Disponibizamos aqui no Leiturarte uma versão em PDF das informações gerais sobre este livro, para que você possa indicar e compartilhar com os seus amigos. Utilize o botão abaixo para salvar o arquivo compartilhável que criamos para este livro em PDF.

Onde comprar a versão física deste livro? Qual é o preço?

Pesquisamos em várias livrarias de todo o país e chegamos à conclusão de que a loja mais recomendada para a compra do livro Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção é da loja da Amazon.

A Amazon tem uma política muito segura e diversas opções de pagamento, assim você pode comprar seu livro com segurança e ter a certeza de que ele vai chegar na sua casa com todo o carinho e qualidade.

De qualquer forma, você pode consultar o preço do livro nas outras lojas parceiras.

Loja Preço
Amazon

⭐ Loja Recomendada

⭐ Loja RecomendadaVerificar preço

Ler online o livro Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção

Exemplo de leitura online através do Kindle

Ler livros online tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens que cresceram depois do surgimento da internet. Um dos melhores aparelhos para fazer este tipo de leitura é o Kindle, que permite que você leia livros online mesmo em um local com alta luminosidade. Se você tiver a oportunidade, vale à pena usar pois ele não vai prejudicar a sua visão.

Os autores e editoras costumam disponibilizar a leitura online e às vezes retirar ela do ar. Caso você queira verificar se o livro Rio, o teatro em movimentos: Estética, política e modos de produção está disponível para ler online, pedimos que acesse o botão abaixo.

Nota ao Autor

É importante ressaltar ao autor ou responsável pelo livro que somos contra a pirataria. O objetivo deste site fazer com que os usuários divulguem os livros dos autores, para que estes possam vender ainda mais.

Dessa forma, entregamos ao usuário a foto da capa e ficha técnica do livro. Oferecemos também, um arquivo PDF contendo apenas um breve resumo do livro, com links para compra, além da leitura online, que é um meio de auxiliar no processo decisório do leitor.